Artrose do joelho

Artrose do joelho, também conhecida como osteoartrite ou gonartrose, é uma doença degenerativa e inflamatória caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular. Entretanto, também ocorrem diversas outras alterações inflamatórias e estruturais nos joelhos com artrose.

A cartilagem hialina recobre as superfícies articulares do fêmur e da tíbia, possibilitando o deslizamento sem atrito entre esses ossos, o que é fundamental para a mobilidade articular completa e indolor. Nos pacientes portadores de artrose, essa camada de cartilagem perde progressivamente a sua integridade, elasticidade e consistência.

Nos casos mais avançados, observam-se a perda completa da cartilagem e a exposição da superfície óssea. Essas alterações podem causar dor articular, derrame articular (inchaço), dificuldade ou rigidez durante os movimentos, crepitações, deformidades no alinhamento dos membros, travamentos repentinos ou instabilidade, inclusive aumentando o risco de quedas.

Outras alterações também ocorrem no joelho com artrose, tais como aumento da proliferação e inflamação de tecidos, formação de osteófitos, alteração da composição do líquido sinovial.

Assim, nem todos os tipos de artrose são iguais. A artrose do tipo primário é causada por diversos fatores de risco, como idade, características genéticas, estilo de vida, hábitos alimentares, obesidade, alinhamento do membro e traumas, entre outros. A artrose do tipo secundário pode ser causada por alguns tipos específicos de doenças ou lesões, principalmente doenças reumatológicas.

Fatores que aumentam o risco de desenvolver artrose

Idade:
A incidência de artrose aumenta com a idade. Como acontece com todos os tecidos do corpo humano, as articulações e a cartilagem sofrem alterações na sua integridade e resistência relacionadas ao envelhecimento.

Obesidade:
O aumento do peso corporal amplia a carga mecânica sobre as articulações do membro inferior, mas o tecido gorduroso provoca uma série de alterações metabólicas que são pró-inflamatórias e aceleram o processo de desgaste da articulação.
Sexo: as mulheres com idade superior a 50 anos representam o grupo populacional com maior propensão ao desenvolvimento de artrose do joelho.

Microtraumatismos repetitivos:
Sobrecarga mecânica sobre as articulações com a repetição diária de microtraumas, seja por atividade física intensa e superior à capacidade física individual, pode aumentar a probabilidade de desenvolver artrose do joelho.
Genética: há algumas evidências de que fatores genéticos podem tornar um indivíduo mais propenso ao desenvolvimento de artrose.

Lesões articulares:
fraturas intra-articulares, lesões ligamentares ou lesões meniscais podem evoluir com o surgimento de osteoartrite do joelho.

Outras doenças:
Algumas doenças, tais como doenças reumatológicas como artrite reumatoide ou lúpus eritematoso sistêmico, doenças de depósito de cristais como gota, doenças hematológicas como hemofilia ou infecções articulares podem causar o surgimento de artrose secundária.

Sintomas

A evolução dessa doença pode ser diferente entre os pacientes. Em alguns casos, os sintomas podem evoluir de forma lenta e gradativa, causando pouca limitação da função quando adequadamente tratada. Em outros pacientes, a evolução e os sintomas podem ser de evolução acelerada e significativos sintomas, tais como dor de forte intensidade e contínua, incluindo dor em repouso, assim como deformidades nas pernas e limitação intensa da função e das atividades do dia a dia.

A intensidade dos sintomas varia de paciente para paciente e de acordo com a gravidade da artrose. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor na região dos joelhos
  • Redução da mobilidade articular
  • Perda de flexibilidade (dificuldade para dobrar os joelhos)
  • Crepitações ou estalos conforme o joelho se movimenta
  • Inchaço
  • Inflamação
  • Deformidade do alinhamento dos membros

Todos esses sintomas afetam a qualidade de vida do paciente e podem, inclusive, influenciarem na expectativa de vida.

Tratamento da artrose do joelho

O tratamento da artrose do joelho deve ser individualizado para cada paciente e na grande maioria dos casos o tratamento conservador é suficiente para alívio dos sintomas e melhora da qualidade de vida.

Infelizmente a artrose do joelho é uma doença que até os dias de hoje não apresenta cura. Assim, o tratamento tem como objetivos proporcionar significativo alívio das dores, melhorar a mobilidade da articulação do joelho, manter a capacidade de locomoção e independência do paciente. Outro objetivo do tratamento é retardar a evolução para as fases mais avançadas da artrose.

Diversas medidas são recomendadas dependendo, entre outros motivos, das características individuais de cada paciente e da fase da doença. Por isso, é importante o acompanhamento com médico especializado. Entre as diversas medidas disponíveis, destacamos:

  • Atividades físicas específicas orientadas e sob supervisão objetivando fortalecimento de alguns grupos musculares
  • Programa de alongamentos e manutenção da mobilidade articular
  • Mudança de hábitos alimentares para perda de peso, quando for o caso, e melhora do processo inflamatório
  • Terapias não medicamentosas para alívio da dor
  • Medicamentos orais e uso de suplementos alimentares
  • Aplicações injetáveis no joelho, tais com Ácido Hialurônico
  • Novas terapias de modulação da dor
Formação
  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense – 1999/2004
  • Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo INTO – 2005/2007
  • Especialização em Cirurgia do Joelho pelo INTO – 2008
  • Mestrado em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético INTO -2015
  • Doutorado em Ciências Aplicadas ao Aparelho Locomotor Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto - 2022
Learn More
Atividade acadêmicas
  • Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação/Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético - INTO
  • Professor Assistente de Ortopedia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Revisor da Revista Brasileira de Ortopedia
  • Palestrante em congressos nacionais e internacionais
  • Autor de 46 artigos
  • Autor de 10 capítulos de livros
  • Editor de 1 livro
Learn More
Sociedades médicas
  • Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho 2023
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ)
  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
  • Membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SBRATE)
  • Membro da Sociedad Latinoamericana de Artroscopia, Rodilla y Deporte (SLARD)
Learn More
Prêmios e títulos recebidos

2022
PRÊMIO 2º COLOCADO TEMA LIVRE EM POSTER CATEGORIA DEGENERATIVA NO 18 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DO JOELHO, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

2022
PRÊMIO 2º COLOCADO TEMA LIVRE ORAL CATEGORIA DEGENERATIVA NO 18 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DO JOELHO, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

2022
PRÊMIO 2º COLOCADO TEMA LIVRE ORAL CATEGORIA DESPORTIVA NO 18 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DO JOELHO, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

2016
MOÇÃO DE LOUVOR E RECONHECIMENTO, Câmara Municipal do Rio de Janeiro

2014
PRÊMIO EXCELÊNCIA EM CIRURGIA DO JOELHO - Temas Livres 15 Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

2003
PRÊMIO PROFESSOR MANLIO NAPOLI DE EXCELÊNCIA CIENTÍFICA, Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé

Learn More

Outros Tratamentos

Artrose do
joelho

Aplicação de ácido hialurônico – Viscossuplementação

Prótese Total
de Joelho

Prótese Parcial (Unicompartimental) de Joelho

Tratamento das
Lesões de Menisco

Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior

Reconstrução do Ligamento Anterolateral

Osteotomias
corretivas

Tratamento da instabilidade
da patela