O joelho possui dois meniscos (lateral e medial), que têm como função absorver e dissipar as forças de maneira homogênea da articulação do joelho e contribuir para sua estabilidade.
A lesão do menisco ocorre em sua maioria durante a prática de esporte após movimentos específicos de giro e de torção do joelho. Mas também pode acontecer durante movimentos simples do dia a dia como agachar ou levantar de uma cadeira.
Depende do tipo e tempo de lesão, presença de limitação do movimento e sintomas associados.
Pacientes com sintomas leves ou lesões do tipo degenerativas podem ser tratados com reabilitação muscular, medicamentos e, em alguns casos, com medicações injetáveis intra-articulares.
Pacientes com lesões completas e agudas, sobretudo pacientes com maior demanda física como os praticantes de exercícios podem necessitar de tratamento cirúrgico. Normalmente é realizado procedimentos de preservação/salvamento do menisco objetivando manutenção das funções de proteção do joelho e evitar o surgimento precoce de artrose, o que ocorria com significativa frequência no passado devidos a cirurgias de remoção de parte ou de todo o menisco lesionado.
A cirurgia é realizada por vídeo, sendo denominada de Artroscopia. Durante essa cirurgia objetivamos realizar o reparo do menisco por meio de suturas. Atualmente existem diversas técnicas de sutura que devem ser empregadas de modo individualizado dependendo de vários fatores, tais como tipo de lesão, localização e qualidade do tecido meniscal.
A sutura de menisco era indicada apenas para pacientes jovens e em lesões agudas. Entretanto, com o desenvolvimento das técnicas e ampliação do conhecimento sobre a importância dos meniscos, nos últimos anos, acompanhamos uma evolução nas indicações para realização dos reparos meniscais com bons ou excelentes resultados. A recuperação pós-operatória depende do processo de cicatrização do menisco e desse modo pode necessitar de proteção da carga com auxílio de muletas por até 6 semanas, contudo com a mobilidade liberada desde o primeiro dia pós-operatório.
A realização da remoção da lesão do menisco durante a artroscopia, cirurgia essa chamada de meniscectomia parcial, é indicada para pacientes nos quais não é possível a reparação do tecido meniscal. Nesse tipo de cirurgia é realizada a porção do menisco lesionada, mantendo todo o restante do menisco ainda funcionante. A recuperação pós-operatória nesses casos é rápida, com o apoio completo do membro operado e a mobilidade livre do joelho liberada desde o primeiro dia pós-operatório.
2022
PRÊMIO 2º COLOCADO TEMA LIVRE EM POSTER CATEGORIA DEGENERATIVA NO 18 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DO JOELHO, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho
2022
PRÊMIO 2º COLOCADO TEMA LIVRE ORAL CATEGORIA DEGENERATIVA NO 18 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DO JOELHO, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho
2022
PRÊMIO 2º COLOCADO TEMA LIVRE ORAL CATEGORIA DESPORTIVA NO 18 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA DO JOELHO, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho
2016
MOÇÃO DE LOUVOR E RECONHECIMENTO, Câmara Municipal do Rio de Janeiro
2014
PRÊMIO EXCELÊNCIA EM CIRURGIA DO JOELHO - Temas Livres 15 Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho
2003
PRÊMIO PROFESSOR MANLIO NAPOLI DE EXCELÊNCIA CIENTÍFICA, Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé
Dr. Alan Mozella CRM-RJ 5278081-2 | Política de privacidade | Projeto Web: Agência CWS